Vale implanta a primeira máquina de pátio com 100% dos rolos monitorados

O Sistema Vantage™ e a borracha especial antichamas UL94-V0 foram instalados no Drum Reclaimer 3, equipamento responsável pela alimentação da usina de beneficiamento na Mina de Brucutu, em MG

Por Conexão Mineral 06/04/2023 - 16:58 hs
Foto: Superior
Vale implanta a primeira máquina de pátio com 100% dos rolos monitorados
Sistema Vantage™ coleta dados como a temperatura dos rolamentos e rotação

Situação inerente a algumas operações de mineração, os incêndios em transportadores de correia podem colocar em risco a segurança dos trabalhadores e os ativos das mineradoras. Além de prejudicarem a operação, os incidentes deterioram equipamentos que respondem por altíssimos investimentos. Para evitar esse tipo de ocorrência, a Vale optou por instalar o Sistema Vantage™ para monitoramento constante dos rolos de carga, impacto e retorno do Drum Reclaimer 3.

Essa é a primeira máquina do mundo com 100% dos rolos monitorados, por meio de tecnologia desenvolvida pela Superior Industries. Ao serem instalados, os rolos com o Sistema Vantage™ identificam e coletam dados como a temperatura dos rolamentos e rotação. “O desenvolvimento dessa tecnologia é contínuo e uma nova versão do hardware embarcado no rolo já possui também monitoramento de vibração dos rolamentos”, detalha Danilo Bibancos, diretor da Superior Industries no Brasil.

Todas essas informações são aferidas por diferentes sensores embarcados no interior dos rolos, podendo ser acessadas em tempo real para leitura, acompanhamento de operação e das condições de trabalho. Estes dados são enviados utilizando sinal de rádio LoRa™, o que permite uma operação de baixo custo e alta segurança da informação, adequados para ambientes hostis e confinados.

Além da implantação do sistema de monitoramento, foi instalada a borracha especial antichamas UL94-V0 desenvolvida pela Superior para complementar a segurança da operação. Criada com tecnologia totalmente brasileira, a solução reveste e protege os rolos de impacto e retorno, com índices de abrasão e dureza compatíveis com os das correias.

“Antes de instalar esses sistemas, analisamos um vasto leque de tecnologias disponíveis no mercado, com alternativas de como inspecionar e evitar incêndios”, conta o engenheiro mecânico Rafael Angelo Tozzo, da engenharia Usinas Sudeste com foco em máquinas de pátio e transportadores de correia da Vale. “Durante os estudos, vimos a oportunidade de nos reunirmos com a Superior, grande parceira da Vale, para adotarmos essa solução bem-sucedida”, assinala.

Vantagens

Pelos resultados positivos constatados por Tozzo, a ideia é que o Sistema Vantage™ seja instalado em outros equipamentos além do Drum 3, devido à possibilidade de controle e monitoramento contínuo que fazem toda a diferença na operação. “Por exemplo, enquanto o Drum opera, não é possível entrar na região do transportador de correia interno ao tambor para inspecionar suas condições. Devido a esse cenário restrito, podem ocorrer situações negativas como: quebra, falha, travamento ou fim de vida útil de um rolo, problemas só percebidos quando acontecem”, enumera o engenheiro.

O Vantage™ monitora a saúde e a temperatura dos rolos de maneira ininterrupta e pode ser acessado por computador ou celular. Até o momento não foram registradas situações de incêndio nas máquinas tipo Drum reclaimer. Se a temperatura ficar muito alta, é emitido um alerta, algo que não acontecia antes e que também não ocorre com outros equipamentos que trabalham no local.

Sem o uso do sistema, só é possível realizar as inspeções no equipamento quando inoperante. Entretanto, não se consegue obter dados relevantes no momento em que a máquina estiver parada, porque ela gera informações em atividade. 

Por privilegiar tanto o campo da segurança quanto o da saúde, a adoção dessas tecnologias vai ao encontro dos conceitos de ESG (Environment, Social & Governance), mostrando a preocupação da Vale em proporcionar a segurança de seus colaboradores, implantação de novas tecnologias e, ao mesmo tempo, manter a disponibilidade das máquinas.

Francisley Silvestre Leite, inspetor de manutenção da Vale em Brucutu, averigua que quando ocorre qualquer disparo de temperatura acima do limite estipulado, a equipe recebe mensagem de alerta e rapidamente pode identificar o defeito. “Se for constatado que o rolo está numa temperatura limite, o responsável solicita a interrupção da operação do equipamento para averiguar o ocorrido. Caso algum rolamento esteja danificado, é feita a intervenção antes de o rolo atingir uma temperatura que provoque danos”, conta.

Estrutura

Essencial para alimentar a mina de Brucutu, o novo Drum Reclaimer possui capacidade nominal de 6.000 t/h e de projeto 7.000 t/h para minério de ferro. O equipamento está entre os maiores do mundo em termos de capacidade para minério de ferro e, no âmbito da gestão de risco, a tecnologia garante segurança aos colaboradores, mantendo-os longe de qualquer possibilidade de incêndio nos tambores e ajudando os gestores atuar na manutenção do equipamento de forma preditiva.

O modelo utilizado em Brucutu faz a homogeneização do material proveniente da mina, para ser utilizado na usina. O produto é extraído sem uniformidade, em concentração irregular de ferro, por isso o Drum Reclaimer é essencial para deixá-lo nas condições apropriadas para o processo.

Devido a questões de segurança, ninguém pode adentrar ao interior desse equipamento enquanto ele estiver operando. Se houver tentativa de abertura da porta de acesso, o funcionamento é automaticamente interrompido, por isso o monitoramento eletrônico dos rolos e a borracha antichamas são tecnologias decisivas, que vieram para ficar. O operador prepara a máquina para trabalhar com base em uma determinada capacidade e o processo se inicia, sem qualquer interferência humana.

Investimento

A presença das soluções da Superior no equipamento gera, ainda, outras vantagens menos perceptíveis. É o caso, por exemplo, de custos menores com as apólices de seguro devido à maior proteção oferecida para as máquinas. 

Danilo Bibancos, diretor da Superior, afirma que hoje existe uma demanda constante de rolos monitorados para transportadores em aplicações críticas, como este Drum Reclaimer, carregadores de navio e em zonas de alto impacto. “O custo da tecnologia vem caindo rapidamente, de forma que dentro em breve 100% de nossos rolos fabricados para mineração no Brasil sairão de fábrica já monitorados”, assinala Bibancos.

Vantage™ monitora a saúde e a temperatura dos rolos de maneira ininterrupta e pode ser acessado por computador ou celular (foto: Superior)